Um aspecto muito importante a ser considerado e que poucas pessoas dão a devida atenção é a escolha do vestuário adequado para as atividades em ambientes outdoors. Para cada tipo de esporte há equipamentos e roupas apropriadas que ajudam no conforto e auxiliam na performance do praticante. Em esportes de aventura não é diferente. Tentarei sintetizar as principais funções de cada peça de roupa que normalmente eu uso para fazer minhas caminhadas pelas trilhas. Vários fatores irão influenciar a escolha do vestuário e há hoje no mercado infinitas opções de marcas e modelos. Não irei entrar em detalhes de cada tecnologia empregada nas roupas até porque a cada dia são criados equipamentos novos. O meu objetivo é orientar aquelas pessoas que estão querendo se aventurar, querem se equipar melhor e precisam de um norte para começar.
Bem, pode parecer estranho mas a primeira dica é: Abolir da sua mochila roupas com tecidos de algodão e outras fibras que pesam muito, ocupam muito espaço e absorvem muita umidade. É isso mesmo! Deixe sua camisa transada, sua calça jeans e sua jaqueta bacana de couro para ir nas baladas. Nas trilhas e montanhas você não precisa estar bem vestido no sentido de estar na moda. Você precisa estar bem vestido no sentido de estar protegido e confortável. Protegido de que? Do vento, das baixas e altas temperaturas, da chuva, do desconforto de ter sua roupa molhada pelo suor, de tomar um escorregão e se machucar ou do inconveniente de ter um rasgo na calça ou jaqueta. Hoje, a maioria das roupas específicas para atividades outdoors são feitas de materiais sintéticos e usam tecnologias que oferecem vários benefícios. são roupas resistentes à rasgos, feitas de tecidos leves e que permitem a transpiração. Normalmente são pouco volumosas e bem confortáveis. Algumas são resistentes a ventos e até a chuvas fortes.
Principais funções do vestuário que levo na minha mochila:
1 - Boné, chapéu e luvas: Essencial para manter a cuca fresca. Protege a cabeça do sol. Uso também um gorro para me proteger do frio. Em situações onde o vento está muito forte, costumo usar também a balaclava (a famosa touca ninja). Ela dá uma proteção maior para meu rosto. Há pessoas que usam bandanas amarradas na cabeça. A bandana também tem várias utilidades mas particularmente eu ainda prefiro o bom e velho chapéu. As luvas também tem um papel importante na manutenção da temperatura do nosso corpo. Grande parte do calor do nosso corpo é perdido pelas extremidades. Além dessa função, as luvas também podem evitar cortes, queimaduras e picadas de alguns insetos.
2 - Segunda pele: Essa peça de roupa é muito interessante. A principal função dela é manter o equilíbrio da nossa temperatura corporal facilitando a transpiração, ou seja, o suor será eliminado normalmente evitando o desconforto do corpo molhado. Seu tecido permite a evaporação do suor lhe mantendo seco e confortável e ao mesmo tempo dificulta a passagem do ar frio externo. Normalmente é a primeira camada de roupa que eu uso quando vou para um ambiente mais frio.
3 - Blusa fleece (ou tecido polar): As blusas com tecido do tipo fleece são muito usadas em ambientes mais frios pelas suas características de aquecimento favoráveis. Seu tecido ajuda a manter o corpo aquecido além de ser extremamente leve e muito confortável. Sua secagem é bem rápida se comparada com outros tipos de blusas de frio. Conheço dois tipos de tecido polar: o fleece 100 e o fleece 200. Não sei se existem outros tipos. O primeiro é mais leve com o tecido menos espesso. Já o fleece 200 é mais indicado para baixas temperaturas extremas. Aqui no Brasil, devido ao nosso clima tropical, não necessitamos sempre de roupas que aquecem demasiadamente porém há certas regiões serranas e montanhosas em que as temperaturas podem chegar abaixo de zero. Só estando num ambiente assim para darmos valor a uma roupa quentinha e que irá nos garantir conforto térmico. Essa é a segunda camada que uso. Sempre por cima da segunda pele.
4 - Anorak, parka ou jaqueta impermeável: Essa é a terceira e última camada de roupa. Talvez seja a mais importante pois irá garantir que eu fique seco caso tenha a "sorte" de enfrentar uma chuva durante a trilha. Intempéries da Natureza fazem parte das nossas aventuras. Quem está na chuva é pra se molhar, ou melhor, não precisa se molhar...hehehe. O anorak impermeável irá me proteger nesse sentido. Num clima frio e com o corpo molhado há o risco de hipotermias. Ninguém quer ir se aventurar para ficar doente ou correr risco de vida. Além de me proteger da chuva, ele também evita que as rajadas de vento cheguem ao meu corpo. O vento influi diretamente na sensação térmica. O anorak é um item obrigatório na mochila de qualquer aventureiro.
5 - Roupas para uso diário nas trilhas: Eu gosto de andar sempre com uma calça própria para trilhas com reforços nos joelhos e no bumbum. São os pontos mais frágeis (mais exigidos) da calça, digamos assim. Se você precisar abusar dessas áreas para transpor algum obstáculo nas pedras, não correrá o risco de ficar, literalmente, com a calça na mão. Normalmente essas calças de trilhas também podem se transformar em bermudas. Em relação às camisetas, procuro usar roupas leves que não dificultam a transpiração. Dou preferência para as camisas de mangas longas pois assim fico mais protegido de eventuais arranhões por galhos, picadas de insetos e queimaduras do sol. Por vezes também gosto de usar um desses coletes do tipo pescador. Dependendo do lugar que vou é muito útil pois possui vários bolsos para guardar algumas tralhas que precisamos ter acesso fácil como canivete, bússola, mapas, lanterna, barrinhas de cereais e etc. Para caminhadas rápidas de um dia, o colete é meu companheiro inseparável.
6 - Botas, tênis e meias: Agora chegamos num item primordial para uma aventura bem sucedida. Nossos pés merecem uma maior atenção pois são eles que irão nos levar para todo lado. Para protegê-los existem dois tipos de calçados que você pode utilizar nas suas aventuras. Para trilhas leves, de pouca duração e nível mais fácil, eu prefiro usar o conforto e a leveza de tênis. Porém não é qualquer tipo de tênis. Prefira os que são desenvolvidos para essas atividades pois são mais resistentes e possuem solados apropriados para aguentar situações exigentes. Para caminhadas longas, travessias e montanhismo, as botas já tem um papel fundamental. Elas são bem resistentes e o cano alto ou médio ajuda a evitar torções e lesões. Eu prefiro as impermeáveis. Também gosto de manter meus pés secos. Uso meias grossas e esportivas. Há pessoas que preferem usar duas meias sendo uma mais fina na primeira camada e outra mais grossa por cima. Essa técnica é para evitar bolhas. Porém eu não tenho esse tipo de problema e prefiro usar uma só camada de meias grossas. Um cuidado especial em relação às botas é sobre o conforto dos pés. NUNCA compre botas e já saia para uma trilha. Sim, eu sei que a tentação de caminhar nas trilhas com as botas novas é grande mas devemos evitar isso. É aconselhável sempre "amaciarmos" um pouco as botas antes de partirmos para uma aventura. Sempre que adquiro botas novas para trilhas procuro andar bastante com elas pela cidade antes. Outro calçado interessante são as chamadas papetes. Se você vai caminhar por lugares com muitas travessias em rios e cachoeiras existe a opção de usá-las. São calçados do tipo sandálias desenvolvidas para caminhadas por trilhas.
Bem...acho que era isso que eu tinha pra falar (escrever) sobre vestuário de aventuras. Resumindo: Em caminhadas simples e em lugares mais quentes use roupas leves, de secagem rápida e um bom par de tênis ou botas. Se for caminhar por locais onde a temperatura pode cair rapidamente (montanhas, serras e regiões frias) procure se vestir por camadas. Isso não é uma regra que deve ser seguida à risca e o uso de determinada roupa depende de vários fatores mas aventureiros do mundo inteiro adotam essa técnica de se vestir e posso lhe garantir que dá muito certo. Ao nos vestirmos por camadas teremos mais controle sobre a variação térmica. É mais ou menos assim que a coisa funciona.
A qualidade dos nossos equipamentos é fundamental para o nosso sucesso. Com as roupas acontece o mesmo. A vestimenta faz parte dos nossos equipamentos. Procure investir um pouco nisso. Infelizmente, essas roupas geralmente tem um custo maior em relação às roupas "normais" que estamos acostumados mas vale a pena se vestir adequadamente pois a nossa integridade física é nosso bem mais valioso. Vá se equipando aos poucos. À medida que for surgindo a necessidade (e sobrando um dinheiro), adquira equipamentos adequados e o resultado será seu conforto e maior segurança na suas aventuras. Além disso, esse tipo de vestuário costuma ser extremamente durável e com alguns cuidados básicos eles irão lhe acompanhar por várias caminhadas sem lhe deixar na mão.
A qualidade dos nossos equipamentos é fundamental para o nosso sucesso. Com as roupas acontece o mesmo. A vestimenta faz parte dos nossos equipamentos. Procure investir um pouco nisso. Infelizmente, essas roupas geralmente tem um custo maior em relação às roupas "normais" que estamos acostumados mas vale a pena se vestir adequadamente pois a nossa integridade física é nosso bem mais valioso. Vá se equipando aos poucos. À medida que for surgindo a necessidade (e sobrando um dinheiro), adquira equipamentos adequados e o resultado será seu conforto e maior segurança na suas aventuras. Além disso, esse tipo de vestuário costuma ser extremamente durável e com alguns cuidados básicos eles irão lhe acompanhar por várias caminhadas sem lhe deixar na mão.
Espero que esse artigo tenha sido útil para sanar algumas dúvidas sobre esse assunto. Você encontrará essas roupas em lojas especializadas em equipamentos para aventuras e montanhismo e algumas lojas de pesca e camping. Se na sua cidade for mais difícil para encontrar, poderá comprar diretamente por diversas lojas do ramo na internet. Por falta de roupa é que você não tem desculpa para colocar os pés na trilha.
Tenha o cuidado de embalar suas roupas em sacos plásticos ou estanques dentro da mochila. Isso evitará surpresas desagradáveis em relação à umidade. Procure levar somente o necessário. Planeje bem sua aventura e faça um check list dos equipamentos que irá precisar incluindo as roupas. Corte o que for desnecessário e leve realmente o que julgar útil. Não esqueça a máquina fotográfica em casa pois belos lugares lhe aguardam.
Boa aventura!
Artigo: Guto Vilaça
Highly informative post!
ResponderExcluirwww.trekebc.com